A Festa da Santíssima Trindade em Oakville
ofereceu sopas do Espírito Santo a milhares de pessoas
Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com 06 e 07 de Junho de 2009
A Filarmónica Lira Bom Jesus de Oakville levou a efeito no passado fim-de-semana a festa em Honra da Santíssima Trindade que teve lugar no Salão paroquial da igreja de São José dos Portugueses na cidade de Oakville. Os Mordomos deste ano foram, Paula e António Vitorino, que estavam satisfeitos com o trabalho desenvolvido ao longo destes dias, apesar da responsabilidade e do cansaço, tudo correu bem e agradecem às cozinheiras e ajudantes que serviram pelo excelente serviço realizado.
Os Mordomos Paula e António Vitorino
No sábado, 6 de Junho, realizou-se a reza do terço e depois foi servido o jantar a todas as pessoas presentes. Após o jantar houve baile com a música do DJ ''Mix 1997''.
No domingo, dia 7 do referido mês de Junho, pelas 10horas saiu a procissão onde se incorporaram os Mordomos em redor da Igreja e depois deram entrada no templo para ser celebrada a Missa Solene do domingo da Santíssima Trindade. Depois do acto religioso o cortejo saiu em direcção ao salão de festas onde foram servidas as tradicionais sopas do Divino Espírito Santo à moda da ilha do Pico.
O Reverendo Fernando Pinto benzendo as rosquilhas
Durante a tarde realizou-se ao ar livre, as arrematações, comes e bebes, Bazar, e actuou o artista Hermes - o Elvis português. A filarmónica em festa, realizou pelas 18 horas no coreto no final da tarde um concerto para abrilhantar o arraial. Após o concerto, saiu em cortejo a procissão das rosquilhas até ao santuário onde o Pe. Fernando Pinto benzeu as rosquilhas nos alçafates que as senhoras transportavam á cabeça como é tradição na ilha montanha. Também foi anunciado a passagem dos novos mordomos para 2010 que calhou ao casal Tony e Fátima Gomes e ali mesmo, o Tony e a Paula Vitorino, entregaram a coroa que simboliza o Divino Espírito Santo e o estandarte, continuando o cortejo de regresso ao ponto de partida.
Um aspecto da Procissão com os açafates
A filarmónica Lira Bom Jesus foi fundada em Outubro de 1969, e completa este ano 40 anos de existência. Foi pedido aos presentes que incitassem os seus filhos a aprenderem música gratuitamente para se integrarem na Lira do Bom Jesus para que esta não acabe. Também foi anunciado em público um agradecimento muito especial ao Maestro da banda, João Soares pelo esforço e trabalho realizado ao longo dos anos em prol da música e no ensinamento dos jovens da comunidade. A festa terminou com a entrega das rosquilhas à saída do parque automóvel, como é tradição do povo picoense. Felicitamos o casal Tony e Paula Vitorino pelo sucesso e o dever cumprido. Bem hajam!